Outros

Voce já ouvir falar em 7 tipos de descanso? Curitiba

A pesquisadora Saundra Dalton-Smith, pesquisadora e especialista de Bournout defende que precisamos de 7 tipos de descanso, são eles:

1. Descanso físico
É o tipo mais conhecido e o mais associado ao ato de descansar. Pode ser ativo – praticado em atividades que estimulam a circulação e a flexibilidade, como yoga, alongamento e massagem – ou passivo – dormir e tirar um cochilo.
2. Descanso mental
Pode ser praticado em pequenas pausas durante o dia de trabalho – de preferência, de duas em duas horas. Mas elas precisam ser feitas sem pressa, para lembrá-lo de desacelerar.
3. Descanso sensorial
Nossos sentidos são bombardeados de estímulos o tempo todo – telas, luzes, barulhos, muitas conversas, notificações no celular.
Isso pode fazer com que eles entrem em sobrecarga. Por isso, é importante praticar o descanso sensorial optando por, por exemplo, fechar os olhos por um minuto no meio do seu dia ou até mesmo por não usar aparelhos eletrônicos ao final de cada dia.
Descanso criativo
Esse tipo de descanso é muito recomendado para quem trabalha resolvendo problemas ou com muitas ideias novas.
Descanso emocional
Para praticar o descanso emocional, você precisa reservar um tempo do seu dia para se expressar livremente sobre seus sentimentos, sem se preocupar com julgamentos ou em agradar os outros.
Descanso social
O segredo para o descanso social é manter apenas os bons amigos por perto. É preciso identificar os relacionamentos que são positivos e aqueles que nos drenam energia para fazer uma faxina no nosso convívio social.
Descanso espiritual
É proporcionado quando nos sentimos conectados com algo maior e um profundo sentimento de pertencimento, amor, propósito e aceitação. Pode ser praticado em rituais religiosos, durante meditações ou fazendo trabalhos em sua comunidade.

Em seu trabalho, Dra. Saundra explica que existem sete tipos diferentes de descanso que o ser humano precisa para se sentir bem e recuperar sua energia plenamente – e apenas um desses tipos está ligado ao sono. Ou seja, dormir e descansar não são necessariamente a mesma coisa.

Estamos habituados há uma sociedade que preconiza a exaustão de atividades em detrimento de momentos de pausas e descansos tão fundamentais para preservação do nosso bom funcionamento físico e mental.

Avatar

humberto

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Neuroplasticidade
Outros

Neuroplasticidade

Você já deve ter ouvido o termo Neuroplasticidade Cerebral, mas você sabe oque isso significa? A Neuroplasticidade é a capacidade
Outros

5 Regras de Ouro da Neurociência Curitiba Pilarzinho

Dica 1 – Teu Cérebro foi feito para te proteger Naturalmente teu cérebro vai evitar riscos e gasto de energia