Psicoterapia

Distorções cognitivas na Ansiedade

Distorções cognitivas na Ansiedade

Distorções cognitivas são “erros” de pensamentos, derivam de nossas crenças centrais e intermediarias que funcionam como filtros mentais. Percebemos a realidade através desses filtros mentais, ou seja, eles alteram nossa percepção de acordo com nossas crenças, positivamente ou negativamente alterando de forma significativa nosso juízo de realidade, percepção de mundo, autovalor etc.

As Distorções Cognitivas são acompanhadas de pensamentos automáticos. O teor desses pensamentos estão de acordo com o conteúdo da distorção cognitiva, fazendo com que tenhamos uma interpretação errônea de fatos e acontecimentos trazendo consequências para nossos comportamentos e modo como interagimos no mundo.

Algumas das distorções cognitivas mais frequentes na ansiedade são:

  • Catastrofização: Pensar que o pior de uma situação deve acontecer, ignorando outros possíveis desfechos;
  • Leitura mental: Acreditar que sabe o que os outros estão pensando, mesmo que não haja evidências. Frequentemente, a pessoa acha que os outros estão pensando negativamente sobre si;
  • Generalização: Quando a pessoa pega casos isolados com resultados negativos e generaliza. É possível perceber essa distorção quando a pessoa usa palavras como “sempre”, “nunca”, entre outras.
  • Pensamento Dicotômico ou Polarizado:Pensamento tipo tudo ou nada. Sempre ou nunca. Nessa distorção  tudo esta sempre nos extremos, bom ou mal.
  • Abstração Seletiva: A abstração seletiva é uma das distorções cognitivas mais comuns na ansiedade. Acontece quando ficamos apenas com a realidade mais escura, quando interpretamos as coisas da maneira mais prejudicial para nós mesmos.

As distorções cognitivas nos permitem identificar em nos mesmos um padrão de pensamento recorrente e nos torna mais autoconscientes no nosso trabalho em relação a nossa mente e como ela interfere em nosso processamento cognitivo e emocional.

Avatar

Micheli

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *