Relação Mente x Corpo Curitiba
A Pesquisadora Ellen Langer de Harvard queria entender melhor qual a relação da Mente sobre o funcionamento biológico, ate que ponto a mente influencia de forma direta o organisno, e o resultado foi surpreendente – nosso corpo responde ao tempo que a mente percebe.
Nesse estudo a pesquisadora reuniu em dois grupos pessoas com Diabetes tipo 2 pedindo para que todos os participantes fizesse o mesmo lanche – mas cada grupo teria um relógio com um tempo diferente para medir a insulina.
Se o corpo funcionasse de maneira completamente automática os dois grupos teriam os mesmos resultados, mas na pratica oque aconteceu foi diferente. Cada grupo tinha o tempo marcado de forma diferente, um cono relógio adiantado 30 minutos e outro atrasado em 30 minutos.
Se um marcador fisiológico automático como a glicemia pode ser alterado pela percepção, imagina oque acontece com hormônios, imunidade ou dor!
O corpo respondeu ao tempo percebido pelo relógio, não pelo tempo real. A mente não é apenas expectadora da biologia, mas co-autora!
E o mesmo principio por traz do efeito placebo, quando o cérebro acredita que algo vai curar ele aciona sistemas reais de cura. Langer chama isso de unidade mente-corpo.
O modo como você interpreta e se relaciona com os fatos podem favorecer ou atrapalhar.
Park, C., Pagnini, F., Reece, A., Phillips, D., & Langer, E. (2016).
Blood sugar level follows perceived time rather than actual time in people with type 2 diabetes.
PNAS, 113(29), 8168–8170. doi:10.1073/pnas.1603444113
