Psicologia

Você sabia que metade da população mundial terá pelo menos um transtorno mental ao longo da vida?

Você sabia que metade da população mundial terá pelo menos um transtorno mental ao longo da vida

Estima-se que cerca de 50% da população mundial desenvolva pelo menos um problema de saúde mental ao longo da vida.

O estudo foi realizado por cientistas de 29 países, de 2001 a 2022, com 150 mil adultos.

A pesquisa liderada por pesquisadores da Universidade de Queensland, da Austrália, e Harvard, nos Estados Unidos, apontou que a depressão e a ansiedade são os transtornos mais frequentes.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os índices de pessoas com transtornos mentais aumentaram consideravelmente nos últimos anos, com a inclusão de doenças como síndrome de burnout, ansiedade e depressão à lista de doenças relacionadas ao trabalho pelo Ministério da Saúde no Brasil.

A pandemia de covid-19 contribuiu para o agravamento deste quadro. Fatores como o isolamento social, o medo da infecção, as preocupações econômicas, bem como a readaptação no processo de retorno às atividades aumentaram o sofrimento mental. Desta forma, falar de saúde mental torna-se imprescindível.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o termo “saúde” como um conjunto de bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de enfermidades. A saúde mental é um conjunto biopsicossocial e está relacionada ao modo como se reage às situações adversas que a vida impõe.

Ainda de acordo com a OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em termos de depressão (5,8%). Sendo assim, a importância da adoção de hábitos saudáveis contribui para a melhora da qualidade de vida na saúde física e mental.

Avatar

Micheli

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

terapia do esquema
Psicologia

O que é Terapia Do Esquema

A terapia do esquema deJeffrey Youngé uma abordagem integrativa que, além das bases teóricas da terapia cognitivo-comportamental, ainda combina e